Project Description
O que é Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção?
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a mais frequente perturbação do neurodesenvolvimento. Caracteriza-se por um grau de desatenção inapropriado para a idade da criança, à qual se pode associar, ou não, hiperatividade e impulsividade.
É muito importante que seja feito o diagnóstico adequado e o mais precocemente possível. O diagnóstico clínico da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é um processo de avaliação bastante complexo, pois envolve a aplicação de um vasto protocolo clínico: observação comportamental, análise de diversas variáveis neurológicas, neuropsicológicas (funções executivas, atenção e memória de trabalho, entre outras), cognitivas, psicossociais e familiares.
Assim, para uma correta avaliação de diagnóstico na PHDA é indispensável recorrer a profissionais experientes na área, uma vez que várias variáveis podem estar a “mascarar” os comportamentos desajustados exibidos pela criança, sendo importante um diagnóstico diferencial para excluir outras problemáticas.
Sintomas da PHDA
Dificuldade em inibir e ajustar o comportamento em diferentes contextos sociais
Perturbações no desempenho a nível pessoal e académico
Dificuldades de aprendizagem
Problemas comportamentais
Tratamento da PHDA
O processo de intervenção na PHDA deverá ser realizado por uma equipa multidisciplinar, onde os pais são elementos fundamentais. É importante definir objetivos reais e estabelecer prioridades. Pretende-se melhorar as relações sociais e as competências académicas.
O processo de intervenção na PHDA deverá ser igualmente multimodal e englobar diferentes processos de intervenção: (1) intervenção farmacológica, (2) intervenção psicoterapêutica e (3) intervenção psicossocial.
Uma intervenção articulada destas 3 estratégias de intervenção tenderá a produzir uma significativa melhoria dos comportamentos disruptivos das crianças com PHDA.
Como podemos ajudar?
VALÊNCIAS
Pedopsiquiatria
Neurologia
Terapia da Fala
Terapia Ocupacional
Neuropsicologia
Psicomotricidade
MÉTODOS DE INTERVENÇÃO
Integração Sensorial
Intervenção Linguística
Neurofeedback
Treino Cognitivo
Treino de Leitura e Escrita