Uma boa pega do lápis depende de vários fatores. O desenvolvimento da escrita, tal como da leitura, depende de uma série aprendizagens que a criança vai fazendo desde os primeiros meses de vida.

Aqui ficam algumas ideias de atividades que promovem uma boa pega do lápis. E imagine! Nem precisa de usar o lápis.

1. Atividades de movimento de pinça

O que é o movimento de pinça? É um movimento simples que consiste em usar o polegar e o indicador para agarrar ou apertar um objeto.

Algumas ideias de atividades:

  • Use um cordel para enfiar cheerios, contas, missangas ou outros objetos redondos pequenos que precisam ser apanhados com este movimento.

2. Praticar com os dedos os movimentos “Go” e “Stop”

“Dedos em movimento – GO” – o polegar, o indicador e, possivelmente, o dedo médio colocados no lápis.

“Dedos parados – STOP” – os dois últimos dedos colocados dentro da palma da mão.

Pratique o uso dos dedos “Go” e “Stop” num lápis, lápis de cera, marcadores, palhinhas ou qualquer outro tipo de utensílio fino.

3. Brincar com plasticina ou argila

Moldar, manipular ou apertar a plasticina/argila com os dedos e com pinças é uma ótima forma de fortalecer os músculos dos dedos necessários para uma boa preensão do lápis.

4. Atividades motoras visuais

A caligrafia não está somente relacionada com o aspeto motor fino, mas intimamente relacionada com o aspeto visuo-motor.

Labirintos, puzzles, cordões de atar, folhas de treino de linha de pré-escrita, brincadeiras com blocos, etc., todas estas atividades incluem o uso de capacidades visuo-motoras.

E nem precisa de usar lápis para estas tarefas!

5. Prepare os dedos: atividades de aquecimento

Prepare os dedos do seu filho para escrever com algumas atividades simples de aquecimento dos dedos. Isto vai ajudar a acordar os pequenos músculos da mão e a prepará-los para a escrita:

  • Girar o lápis como um bastão;
  • Movimentar os dedos para cima e para baixo
  • Juntar os dedos afastando as palmas das mãos, como flexões de dedos.

Se observar dificuldades em realizar estas atividades, deve consultar um terapeuta ocupacional para que possa avaliar e dar indicações mais concretas acerca da pega do lápis e de outras dificuldades que possam surgir.